Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Larissa Francez

Eu lembro que fiquei bastante confusa quando descobri, alguns anos após minha leitura de Sapiens, que Harari tinha sido cancelado. O que podia significar qualquer coisa, de "algum escritor discordou dele" até "ateou fogo em velhinhas na rua". E daí, vou confessar: não faço a menor ideia do motivo real, porque nunca fui atrás.

Se tiver de escolher, diria que sou uma pessimista otimista sobre a IA - acho que vai dar ruim, na verdade, acho que já está dando, mas não no sentido de acabar com a vida humana, e sim de aniquilar a nossa individualidade criativa, por assim dizer. Acredito que o trabalho de industrialização da cultura massificada que o capitalismo começou e vem mantendo, a IA está sustentando de maneira sublime. Tudo é uma cópia de uma cópia de uma cópia (já diria o roteiro de Clube da Luta...)

E é essa a minha maior preocupação em relação à expansão da Inteligência Artificial: estamos desaprendendo a pensar, a estruturar processos e a ser criativos. Se a criatividade surge da conexão de peças do nosso repertório cultural, e o nosso repertório começa a ser construído por cópias e pasteurizações, o que isto faz com a nossa capacidade criativa?

Tudo está cada vez mais similar, mais quadrado, mais massificado. Confiamos na IA para "facilitar" cada aspecto das nossas vidas a ponto de abdicarmos da nossa capacidade de sentar e colocar as nossas ideias no papel. É esse o meu maior receio.

Expand full comment
Avatar de Cristiane

Eu adoro o Harari e estou feliz com a escolha do clube para esse próximo ciclo. Fiquei pensando se deveria ter lido Homo Deus antes (estava lista, mas sabe como é...). Eu estou mais tentando entender os potenciais da IA, mas por tudo que já ouvi dizer, me parece que ela será muito boa para eliminar trabalhos repetitivos, mas a intervenção humana ainda será necessária em algum momento do processo. Parece que a parte boa da IA no trabalho é usá-la como um estagiário que sempre vai precisar da revisão de um humano. O problema está na capacitação desse humano, que vai precisar ter feito aquele trabalho ao menos uma vez para para saber o que revisar, o que corrigir. Então, se a IA assumir tudo desde o início, perderemos também nossa capacidade de criticar seu trabalho e, aí sim, talvez estejamos perdidos. Então acho que to mais pessimista mesmo heheh

Expand full comment
4 comentários a mais...

Nenhuma publicação