"Eu só sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende." A raiva que me dá quando alguém fala isso. Porque você é responsável sim, meu camarada! Eu aqui, vendo o que você disse, não tenho a menor chance de adivinhar o que se passa na sua cabeça se você não fizer o mínimo de esforço. Eu não tenho a menor chance.
Quando o assunto é filmes e séries então, é aí que a gente não entende nada mesmo. Tanto que temos aí a carreira de crítico de cinema e TV (ou especialistas em cultura pop) pra nos ajudar a navegar. Um deles é o Thiago Guimarães, o Ora Thiago, mais um que usa as histórias que passam nas nossas telas para tentar explicar o mundo. Mas que também faz um trabalho muito bom de desvendar os códigos das histórias, as mensagens não ditas.
Na conversa desta semana tentamos descobrir o que o público e quem cria pode fazer para que a gente "entenda" a verdadeira mensagem da história. Na versão completa do episódio, disponível no Boa Noite Internet Secreto, falamos mais sobre a carreira dele na publicidade e também nos modelos de negócio disponíveis para creators que falam de temas que anunciantes não gostam muito de se conectar — como o Thiago, que fala de "política". (usou a palavra capitalismo no roteiro já vira "política") Apoie o Boa Noite Internet para ter acesso a esta todas as outras entrevistas completas.
Links do episódio:
Vídeo: O Imaginário Fascista na Cultura Pop: é possível escapar?
Vídeo: Ruptura, Distopia Corporativa e Um Breve Resumo sobre Trabalho na Cultura Pop
Ted Talk do Thiago: Entre o Cinema e o Tiktok: O Audiovisual Transforma a Realidade
Vídeo: Lepo Lepo Emoji
Formação Minha Carreira na Alura, pra você conseguir as ferramentas mentais e práticas para se posicionar no mercado de trabalho, mesmo que esteja pensando em mudar de carreira. Use nosso link pra ganhar 10% de desconto!
Você não entendeu o que eu queria dizer, com Thiago Guimarães