As threads de terça são um espaço para troca de conhecimento entre as pessoas da comunidade do Boa Noite Internet. Normalmente são fechadas aos planos pagos, mas excepcionalmente nesta terça está aberto ao público. Participe!
Viver no quarto-de-século 21 é pensar em “produtividade”. Por isso compartilhei no LinkeDisney minha abordagem para a famosa to do list, a listinha de tarefas: não quero produzir mais, só quero ficar menos ansioso. No mundo de hoje já temos mais coisas para fazer do que o tempo permite.
Por isso nesta terça-feira quero saber como você organiza suas tarefas. No caderninho? Um grupo de Zap só com você? Algum app cheio dos guéri-guéri? No meu caso, o aplicativo só precisa ser uma grande caixa de texto. A única coisa que me preocupo é ele ter sincronização na nuvem, porque aí posso usar no telefone ou computador. Para mim, a principal regra de um bom app de tarefas é: a lista de tarefas tem que estar sempre comigo.
Digo isso porque a função da minha lista de tarefas eu aprendi no famoso livro Getting Things Done: diminuir o grau de ansiedade com tanta coisa para se fazer. É “tirar da cabeça” a tarefa. Caso contrário, nossa mente vai ficar o tempo todo lembrando das coisas que não fizemos.
Por exemplo. Outro dia, no meio da noite, lembrei que ainda não tinha feito minha declaração do IR. Em vez de ficar a noite toda lembrando (e me punindo) disso, peguei o telefone que estava na cabeceira e anotei. Agora posso dormir tranquilo, sabendo que a tarefa está registrada e não precisa ficar ocupando minha mente. A ideia é fazer um "download da minha ansiedade" para o app.
Claro, colocar algo na lista não significa que a tarefa está feita (infelizmente, alô ChatGPT, me ajuda nessa). Mas, ao ter todas as tarefas organizadas, sempre que bate a vontade de procrastinar, abro minha lista e escolho algo para fazer. Isso me permite trabalhar de acordo com minha disposição do dia ou priorizar o que é mais urgente.
Importante ressaltar que a lista de tarefas não é minha única solução de organização pessoal. Só coloco lá as tarefas pontuais, sem etapas ou sub-etapas. Para gerenciar projetos mais complexos uso outra estrutura, que posso detalhar em um próximo post se este aqui fizer sucesso (e vocês comentarem! sim, chantagem!)
Para não dizer que não falei de apps, no momento estou usando o próprio To Do da Microsoft, que é integrado à barrinha lateral de widgets do Windows e tem versão Android.
Mas vamos lá. Compartilha aí os segredos das listas de tarefas. Aposto que eu vou ter alguma coisa para aprender.
Eu sou como os maias, porque os maias são os mais antigos :P
Uso papel e caneta porque escrever a mão faz com que a minha memorização seja mais eficiente (certamente existe uma explicação científica pra isso).
De resto, o que eu vou escrever aqui já é motivo de zoação eterna à minha pessoa: uso o rascunho do gmail para anotar praticamente qualquer coisa, que vai desde lista de compras até textos extensos.
Muitas vezes eu também mando emails pra mim mesma e deixo como não lidos na caixa de entrada até que as tarefas sejam concluídas. Funciona? Funciona. ¯\_(ツ)_/¯
Eu sou adepto dos guéri-gu´éri porque uso bastante com tarefas recorrentes. Não ter que lembrar que daqui 9 meses eu preciso fazer alguma coisa por qualquer motivo que seja ou simplesmente colocar que tenho que tomar remédio 3x por dia até a próxima lua minguante é muito mais simples do que anotar uma vez e ter que lembrar de anotar de novo depois. Hoje em dia eu uso o Todoist pra isso pq ele é simples, mas já usei o TickTick e até o Notion numa tentativa de ter uma ferramenta só para todos governar (ele até resolve as notas e o calendário, mas as tarefas demandavam um esforço que eu não tava afim de fazer
Atualmente o Todoist, recomendo. Mas usei e abusei do Google keep até enjoar. Curto os papiros também, curto tanto que monto a lista no caderno e só passo para o app a lista do dia todo dia. Diria que mais importante do que ter as listas é o hábito e a gestão dela. O GTD é uma forma de fazer isso, mas tem outras. Mostra aí pra nois como você faz com os projetos.
Já usei vários app que deram certo por um momento, também já usei papel e caneta que deu mais certo ainda por outro momento da minha vida. Hoje só uso o calendário do celular para anotar prazos de tarefas que devem ser entregues e eventos, esse nunca falhou para mim. Mas de olho nas sugestões aqui pra ver qual vai ser minha próxima tentativa rs
Eu já tentei de tudo: planner e agenda de papel e digital, bloquinho, caderno aleatório, td tipo de app e absolutamente nada funciona pra mim. Eventualmente eu passo a ignorar por completo qq ferramenta que eu tenha adotado e conto só com a minha cabeça. Funciona na maior parte do tempo… as vezes falha, eu esqueço o que precisava fazer, ou me deixo levar pela procrastinação e dp me sinto culpada. Mas é isso.
Eu ja usei de tudo um pouco.. Notion, To Do, Notes, Caderninho preto de marca, sem marca, grande, pequeno.. mas o que funciona para mim é o velho e bom papel e lapiseira pentel... dinossauro aqui falando. E vcs?
Tentei um monte de apps chiques (Omnifocus, Things, Todoist etc.) mas o que resolve pra mim é o basicão Lembretes do iOS/iPadOS/Mac mesmo. Simples mas faz tudo que eu preciso que faça.
Eu gostavada do google agenda que tinha aquela opção dele criar as metas, e ir montando conforme sua rotina, ai além da ansiedade da tarefa, tirava de mim a ideia de escolher quando fazer
Estou usando o Obsidian. Eu criei uma pastona no OneDrive, pra ter a sincronização na nuvem. Aí, lá dentro, tenho duas estruturas: uma que é constante, com coisas contínuas, e outra no estilo diário de bordo, onde cada ano, mês e dia são (sub)pastas, com os arquivos relacionados ao dia, como: compras, afazeres e pensamentos
Eu uso o Lembretes do iPhone/mac. Já usei o zap para mim mesmo mas não rolou e até há alguns anos usei papel. Uso o Notion para quase tudo mas para listas de coisas a fazer - dividi por áreas da minha vida e alguns eu coloco data/prazo para aparecer no que precisa fazer hoje. No lembretes, eu fiz tbm uma listinha de filmes que quero assistir (sugestões que vão aparecendo nos streamings ou sugestões que vejo nas redes, amigos etc).
Eu faço que nem os incas, lista em papel. Esse ano ganhei um planner onde os dias vem divididos em três dias por página (cinco no fds). Fica muito fácil ver o que deu certo no dia anterior e o que se deve priorizar no dia seguinte.
Eu me organizo com uso de múltiplas ferramentas, porque meu trabalho demanda compartilhar algumas dessas tarefas com outras pessoas. Sou adepta do combo: agenda do Google, notion e caderninho.
Em trabalho coletivo, meu e-mail é a caixa de entrada de novas tarefas - quer q eu faça? me manda por e-mail. Do e-mail, eu direciono para o local apropriado, com regras:
1. tem que ser feito hoje? vai pra lista de tarefas do caderno, onde todo dia eu começo uma lista do que eu preciso fazer antes que o dia termine
2. tem que ser feito essa semana ou nas próximas? vai pro Google agenda, selecionando o bloco de tempo no dia que me programei pra fazer a tarefa
3. são tarefas de projetos que realizo com uma equipe? vai pro notion, numa db de tarefas que temos compartilhada com todas as pessoas do grupo
4. chegou por outro canal, que não o e-mail? eu mesma me envio um e-mail com a tarefa.
concentrar no e-mail me ajuda a realizar sempre por ordem de chegada, a menos que chegue com um indicativo de que é urgente e deve passar na frente de outras demandas.
Já usei papel e caneta, to do list, mas substitui tudo pelo Notion, dividindo as demandas entre corporativas e pessoais. Tem sido maravilhoso organizar as coisas dessa maneira e ter a trqlidade para planejar outros ambitos sem aquele pensamento latente de que estou esquecendo de algo. Da um trabalho sim para organizar, cerca de 1 semana até montar a estrutura que tenho agora, mas o saldo é positivo. Essa semana conheci o Monday, vamos ver se a paixão pelo Notion acaba.
Eu uso um planner físico. Tenho o hábito de olhar e atualizar diariamente, de todo domingo parar e ver a próxima semana, de ter itens na lista do mês e quando estou inspirada deixo as anotações bonitas e coloridas(me julguem). Como auxiliar uso o app notas do celular pra anotar itens que posteriormente vão pro planner.
Eu sou como os maias, porque os maias são os mais antigos :P
Uso papel e caneta porque escrever a mão faz com que a minha memorização seja mais eficiente (certamente existe uma explicação científica pra isso).
De resto, o que eu vou escrever aqui já é motivo de zoação eterna à minha pessoa: uso o rascunho do gmail para anotar praticamente qualquer coisa, que vai desde lista de compras até textos extensos.
Muitas vezes eu também mando emails pra mim mesma e deixo como não lidos na caixa de entrada até que as tarefas sejam concluídas. Funciona? Funciona. ¯\_(ツ)_/¯
Eu sou adepto dos guéri-gu´éri porque uso bastante com tarefas recorrentes. Não ter que lembrar que daqui 9 meses eu preciso fazer alguma coisa por qualquer motivo que seja ou simplesmente colocar que tenho que tomar remédio 3x por dia até a próxima lua minguante é muito mais simples do que anotar uma vez e ter que lembrar de anotar de novo depois. Hoje em dia eu uso o Todoist pra isso pq ele é simples, mas já usei o TickTick e até o Notion numa tentativa de ter uma ferramenta só para todos governar (ele até resolve as notas e o calendário, mas as tarefas demandavam um esforço que eu não tava afim de fazer
Atualmente o Todoist, recomendo. Mas usei e abusei do Google keep até enjoar. Curto os papiros também, curto tanto que monto a lista no caderno e só passo para o app a lista do dia todo dia. Diria que mais importante do que ter as listas é o hábito e a gestão dela. O GTD é uma forma de fazer isso, mas tem outras. Mostra aí pra nois como você faz com os projetos.
Já usei vários app que deram certo por um momento, também já usei papel e caneta que deu mais certo ainda por outro momento da minha vida. Hoje só uso o calendário do celular para anotar prazos de tarefas que devem ser entregues e eventos, esse nunca falhou para mim. Mas de olho nas sugestões aqui pra ver qual vai ser minha próxima tentativa rs
Eu já tentei de tudo: planner e agenda de papel e digital, bloquinho, caderno aleatório, td tipo de app e absolutamente nada funciona pra mim. Eventualmente eu passo a ignorar por completo qq ferramenta que eu tenha adotado e conto só com a minha cabeça. Funciona na maior parte do tempo… as vezes falha, eu esqueço o que precisava fazer, ou me deixo levar pela procrastinação e dp me sinto culpada. Mas é isso.
Eu ja usei de tudo um pouco.. Notion, To Do, Notes, Caderninho preto de marca, sem marca, grande, pequeno.. mas o que funciona para mim é o velho e bom papel e lapiseira pentel... dinossauro aqui falando. E vcs?
Tentei um monte de apps chiques (Omnifocus, Things, Todoist etc.) mas o que resolve pra mim é o basicão Lembretes do iOS/iPadOS/Mac mesmo. Simples mas faz tudo que eu preciso que faça.
Eu gostavada do google agenda que tinha aquela opção dele criar as metas, e ir montando conforme sua rotina, ai além da ansiedade da tarefa, tirava de mim a ideia de escolher quando fazer
Estou usando o Obsidian. Eu criei uma pastona no OneDrive, pra ter a sincronização na nuvem. Aí, lá dentro, tenho duas estruturas: uma que é constante, com coisas contínuas, e outra no estilo diário de bordo, onde cada ano, mês e dia são (sub)pastas, com os arquivos relacionados ao dia, como: compras, afazeres e pensamentos
Eu uso o Lembretes do iPhone/mac. Já usei o zap para mim mesmo mas não rolou e até há alguns anos usei papel. Uso o Notion para quase tudo mas para listas de coisas a fazer - dividi por áreas da minha vida e alguns eu coloco data/prazo para aparecer no que precisa fazer hoje. No lembretes, eu fiz tbm uma listinha de filmes que quero assistir (sugestões que vão aparecendo nos streamings ou sugestões que vejo nas redes, amigos etc).
Tbm sou como os incas, uso agenda e post it
Eu faço que nem os incas, lista em papel. Esse ano ganhei um planner onde os dias vem divididos em três dias por página (cinco no fds). Fica muito fácil ver o que deu certo no dia anterior e o que se deve priorizar no dia seguinte.
Adorei a thread e ler os comentários por aqui.
Eu me organizo com uso de múltiplas ferramentas, porque meu trabalho demanda compartilhar algumas dessas tarefas com outras pessoas. Sou adepta do combo: agenda do Google, notion e caderninho.
Em trabalho coletivo, meu e-mail é a caixa de entrada de novas tarefas - quer q eu faça? me manda por e-mail. Do e-mail, eu direciono para o local apropriado, com regras:
1. tem que ser feito hoje? vai pra lista de tarefas do caderno, onde todo dia eu começo uma lista do que eu preciso fazer antes que o dia termine
2. tem que ser feito essa semana ou nas próximas? vai pro Google agenda, selecionando o bloco de tempo no dia que me programei pra fazer a tarefa
3. são tarefas de projetos que realizo com uma equipe? vai pro notion, numa db de tarefas que temos compartilhada com todas as pessoas do grupo
4. chegou por outro canal, que não o e-mail? eu mesma me envio um e-mail com a tarefa.
concentrar no e-mail me ajuda a realizar sempre por ordem de chegada, a menos que chegue com um indicativo de que é urgente e deve passar na frente de outras demandas.
Já usei papel e caneta, to do list, mas substitui tudo pelo Notion, dividindo as demandas entre corporativas e pessoais. Tem sido maravilhoso organizar as coisas dessa maneira e ter a trqlidade para planejar outros ambitos sem aquele pensamento latente de que estou esquecendo de algo. Da um trabalho sim para organizar, cerca de 1 semana até montar a estrutura que tenho agora, mas o saldo é positivo. Essa semana conheci o Monday, vamos ver se a paixão pelo Notion acaba.
Eu uso um planner físico. Tenho o hábito de olhar e atualizar diariamente, de todo domingo parar e ver a próxima semana, de ter itens na lista do mês e quando estou inspirada deixo as anotações bonitas e coloridas(me julguem). Como auxiliar uso o app notas do celular pra anotar itens que posteriormente vão pro planner.