📙 Personalidade — criatividade e inteligência são a mesma coisa? (spoiler: não)
Resumo comentado de “Inspiração”, capítulo 19.
Continuamos avançando, abrindo novas portas e fazendo novas coisas, porque somos curiosos, e a curiosidade continua nos levando por novos caminhos.
— Walt Disney
Esta semana fiz uma palestra online onde o pedido do cliente era falar sobre “longevidade”. Em uma empresa gigante onde 4 gerações trabalham juntas — partindo para a quinta — como conectar estes pontos de vista e como fazer com que os mais velhos não se sintam deixados para trás?
Quando a palestra já estava pronta (mentira, porque eu só paro de mexer nas minhas palestras 5 minutos antes de começar), fui ler o capítulo Personalidade aqui do nosso Clube. E qual não foi a minha surpresa quando vejo Matt Richtel falando exatamente do coração da história da minha palestra1: o traço de personalidade mais importante que podemos desenvolver, especialmente em um mundo cada vez mais dominado pela IA, é a curiosidade. É entendermos que nosso trabalho é cada vez menos saber as respostas para tudo e passarmos a ser perguntadores.
Já falei do poder das perguntas em vários ensaios do podcast, incluindo no sexto episódio de todos os tempos, de janeiro de 2019 — e também quando falei em “Pense como um engenheiro; Crie como um artista”.
Essa é uma ótima pergunta
Existem perguntas boas e perguntas ruins? Essa aqui, por exemplo, é de que tipo? Esse é mais um Boa Noite Internet onde diremos que nada é mais humano do que dizer que nada é mais humano?
Pense como um engenheiro; Crie como um artista
Dentro de nós há dois trabalhadores: um engenheiro, metódico, técnico; e um artista, questionador e curioso. De uns tempos para cá a cultura empresarial vem fazendo com que o artista se esconda e seja visto como uma parte desnecessária de nós. Neste episódio vamos entender por que esta é a maior fonte da ansiedade no mercado de trabalho e não a Inteligê…
Nos capítulos anteriores, Richtel tenta achar “onde” a criatividade fica no cérebro, até entender que, no fim, ela fica em todos os lugares. Isso é uma ótima notícia, porque significa que ninguém “é” criativo, não é uma coisa que se nasce, mas que se pratica. Neste capítulo, vamos ver quais traços de personalidade compõem esta equação. Será que inteligência — o famoso QI alto — é uma delas?
Personalidade
Durante muito tempo, acreditou-se que “criatividade” e “inteligência” eram a mesma coisa. E, para complicar ainda mais, que “inteligência” e “ter um QI alto” também eram a mesma coisa, quando hoje em dia entendemos que é complicado, com psicólogos medindo vários índices diferentes e não mais apenas raciocínio lógico.
Quanto mais se pesquisou sobre inteligência e criatividade, mais fomos descobrindo que as duas palavras não são sinônimos. No máximo, são parentes distantes, que se encontram na festa de Natal.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Boa Noite Internet para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.