Esta semana acontece mais um Prime Day, os dias de descontos para quem assina o Prime da Amazon. Peneirei aqui todas as Cris Dicas que estão em ofertas, ou seja, são produtos que eu realmente recomendo, ao contrário de “certos sites” por aí. Caso você compre alguma coisa a partir destes links, eu ganho uma comissão em cima de toda a compra — o percentual varia conforme a categoria do produto. Então mesmo que você não compre nada desta lista, só o seu acesso ao site já pode me valer uma comissão.
Para ter direito aos descontos você precisa, é claro, ser assinante Prime. Mas… se você nunca assinou, pode pegar 30 dias grátis e cancelar “quando quiser”. 😉 Eu assino aqui e o serviço se paga só no frete grátis, fora as outras vantagens como o Prime Video, livros grátis no Kindle, etc. Aliás! Se você tem PC não deixa de conferir os jogos grátis que a Amazon está dando esta semana, incluindo Suicide Squad: Kill the Justice League.
Para começar é bom lembrar que Prime Day é o momento ideal de comprar os produtos da própria Amazon, como Kindle, e dispositivos Alexa. Eu tenho um Kindle Paperwhite comprado muitos e muitos anos atrás que segue aí firme e forte e na cozinha temos um Echo Dot “bolinha”. Na TV não usamos o Fire Stick, prefiro o famoso rokuzinho express, que também tem versão 4K, que estou de olho… 👀
Mas vamos ao que você provavelmente quer saber.
Livros!
A “trilogia Kleon” sobre criatividade está com os 3 livros em promoção e são todos ótimos, pequeninos pra se deixar sempre perto (ou decorando a mesa). O primeiro, Roube como um artista, é ideal para quem cai na armadilha do “eu não sou criativo”. O segundo, Mostre seu trabalho!: 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto é meu favorito por me fazer sair na caixinha “ain, eu sou artista, meu trabalho fala por si” e o terceiro, Siga em frente: 10 maneiras de manter a criatividade nos bons e maus momentos, foi lançado em 2019 mas serviu como incentivo criativo durante os anos de lockdown.
Os livros do Byung-Chul Han também estão em oferta, principalmente Sociedade do cansaço, que foi tema de Boa Noite Internet anos atrás. O título em inglês já entrega o tema central: Burnout society.
Por falar em seu amiguinho, burnoutinho, o livro Não aguento mais não aguentar mais: Como os Millennials se tornaram a geração do burnout, da
também está no precinho. Ela conta como as decisões das gerações anteriores se chocaram com o idealismo millennial e… deu no que deu.A próxima dica é meu livro preferido de 2020 (ou será que foi 2021? o que importa é que já tem muito tempo, çocorro), Resista não faça nada: A Batalha pela Economia da Atenção, da Jenny Odell, que me comprometi semana passada a ser o primeiro livro do nosso clube de leitura. Vem aí em agosto.
Eu costumo dizer que Felicidade por acaso, do Daniel Gilbert, é meu livro favorito na categoria “livros que fingem ser científicos, mas a gente lê pela autoajuda mesmo” (quero ver colocarem isso em uma plaquinha da livraria). Gilbert é psicólogo especializado em felicidade e me fez entender como ela funciona dentro da minha (confusa) cabeça. (Em uma newsletter passada comentei dos meus livros preferidos de autoajuda.)
E já que entrei nessa de autoajuda, o Manual antiautoajuda, do jornalista britânico Oliver Burkeman é o livro que eu queria ter escrito, derrubando os mitos da felicidade pregados por aí. Quem ler vai reconhecer alguns episódios do Boa Noite Internet no meio. 👀 O livro mais famoso do Burkeman, Quatro mil semanas: Gestão de tempo para mortais, está literalmente aqui em cima da mesa da sala esperando para ser lido, depois de muita gente que curto ter indicado.
Ainda dentro da cabeça, o livro que inspirou o episódio A voz na minha cabeça, também está em oferta. A voz na sua cabeça: Como reduzir o ruído mental e transformar nosso crítico interno em maior aliado, do Ethan Kross, é uma daquelas crisdicas que eu fico feliz de ver o pessoal mandando mensagem agradecendo.
Outro livro que “mudou vidas” é O poder dos quietos: Como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar, da Susan Cain. Mudou a minha, inclusive. Ao me explicar que “timidez” e “introversão” são coisas separadas, Cain me fez sair do armário como introvertido.
O Substack já me avisou que este post está grande demais pro Gmail, mas segura que ainda tem oferta!
A arte de fazer acontecer: O método GTD - Getting Things Done: Estratégias para aumentar a produtividade e reduzir o estresse também mudou minha vida, só que no assunto produtividade. Ele me ensinou que produtividade é, antes de mais nada, gestão de ansiedade e trouxe um método prático de como organizar as tarefas e projetos. Não que eu seja assim um produtivozão, mas li “GTD” tem aí uns 20 anos e já está na hora de revisitá-lo.
Se você ouviu o episódio Pai de menina vai saber que o livro que me forjou como pai foi Quem Ama, Educa!: Formando Cidadãos éticos, do Içami Tiba.
Cris Dicas não é Cris Dicas se não tiver Sapiens, dele, Yuvão da Massa. Só a versão em quadrinhos está em promoção, que pode ser não só uma boa leitura, mas também um presente legal pra quem você quer iniciar na seita você gosta.
Se eu falei de Sapiens, tenho que falar de O despertar de tudo: Uma nova história da humanidade, que David Graeber e David Wengrow escreveram como um “Anti Sapiens”, criticando a visão de Harari (e vários outros autores) de que a evolução da humanidade foi uma linha reta com todas as sociedades passando de caçadores-coletores a agricultores com reis, generais, etc. Não é porque eu sou fanboy de Sapiens que não vou gostar desse. É isso que pessoas civilizadas fazem: entendem e debatem.
De volta na editoria criatividade, o livro que vai te ensinar a falar “Obrigado por virem ao meu TED Talk”, do cara Chris Anderson, TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público, é leitura obrigatória em todo mundo que a gente da equipe de preparação trabalha para o TEDxBlumenau.
Tem também a “biografia” de um dos meus escritores favoritos, Haruki Murakami. Em Do que eu falo quando falo de corrida, ele aborda sim sua história pessoal, mas também dá seu ponto de vista sobre escrita, comparando o processo com o de uma maratona. (errado não está)
Pra fechar, também estão em promoção os livros escritos ou indicados por pessoas que já passaram pelo Boa Noite Internet:
Cultura da convergência, do Henry Jenkins
Homens difíceis: Os bastidores do processo criativo de Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men e outras séries revolucionárias, do Brett Martim
Entre sessões: Psicanálise para além do divã, do Lucas Liedke
Ensaio sobre o cancelamento, do Pedro Tourinho (já ouviu?)
Psiconautas: Viagens com a ciência psicodélica brasileira, do Marcelo Leite
De Blogueira a Influenciadora: Etapas de Profissionalização da Blogosfera de Moda Brasileira, da Issaaf Karhawi
E como a gente também precisa de um pouco de ficção na vida, aqui vão alguns dos meus romances preferidos em promoção.
A quinta estação, da NK Jemisin, um mundo fantástico em uma história que respeita a nossa inteligência como leitor
Dias de abandono, da Elena Ferrante, minha leitura do momento
Duna, do Frank Herbert, o único romance que li mais de uma vez que não foi escrito pelo Tolkien
Tress, a garota do Mar Esmeralda, do Brandon Sanderson, que foi meu Qual é a Boa? um dia desses.
Tem também meu Qual é a Boa? mais famoso da história, Livraria 24 Horas Do Mr. Penumbra, do Robin Sloan (que está de livro novo, preciso ler!). A dica que deu fama à expressão “Cris Dicas”!
Ufa!
Tem mais coisa? Claro que tem. Mas acho que aqui você já vai ter bastante coisa pra garimpar neste Prime Day. Se você comprar alguma coisa, agradeço desde já pela confiança (e a comissão). Caso eu tenha esquecido de alguma dica querida é só avisar.
Por hoje é só,
crisdias