17 livros sobre IA para você aproveitar a Black Friday
Da teoria à prática, ao hype, à crítica.
Computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro.
— Chico Science
Em homenagem ao lançamento do “IA em curso” — minha comunidade de letramento contínuo em IA com a Ana Freitas — resolvi trazer uma lista de livros ligados à IA. São obras que vão desde previsões otimistas sobre o futuro até análises críticas do impacto da IA na sociedade. A lista tem livros que li ou foram indicados por pessoas muito mais cabeçudas do que eu em grupos de Whatsapp dos quais sou parte.
Lembrando que, se você comprar alguma coisa a partir destes links, eu ganho uma comissão em cima de toda a compra — o percentual varia conforme a categoria do produto. Então, mesmo que você não compre nada desta lista, só o seu acesso ao site já pode me valer uma comissão.
Para quem gosta de especular
2041: Como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas traz previsões bem específicas sobre como a IA vai impactar diferentes áreas da nossa vida nas próximas décadas. Útil para quem gosta de pensar no longo prazo.
Life 3.0: Ser-se Humano na Era da Inteligência Artificial, de Max Tegmark, é daqueles livros que fazem você questionar o que significa ser humano quando as máquinas começam a pensar. É denso, mas vale cada página.
A próxima onda: Inteligência artificial, poder e o maior dilema do século XXI, do Mustafa Suleyman (co-fundador do DeepMind), foi recomendação de leitura do Bill Gates. Ele fala sobre a onda de tecnologias que vem por aí e como nos preparar para ela.
The Singularity Is Nearer: When We Merge with AI, de Ray Kurzweil, é o livro mais recente do futurista que acertou boa parte das suas previsões sobre tecnologia (há quem questione esta afirmação). Aqui ele aposta que vamos nos fundir com a IA mais cedo do que imaginamos.
Para quem quer saber como funciona de verdade
Uma Breve História da Inteligência: Evolução, IA e os Cinco Avanços que Nosso Cérebro fez, de Max Bennett, conta a história da inteligência desde os primeiros cérebros até os atuais modelos de IA. A escrita é fácil e acessível.
Nexus: A história da informação e a inteligência artificial é o novo livro de Yuval Noah Harari. Se você gostou de Sapiens, aqui ele olha para a história da informação e como a IA se encaixa nessa trajetória. Já foi tema aqui do nosso Clube de Cultura.
From Bacteria to Bach and Back, de Daniel C. Dennett, mergulha fundo em questões de consciência e filosofia da IA. É para quem não tem medo de ir além da superfície.
Communicative AI: A Critical Introduction to Language aborda como a IA lida com linguagem, um dos temas mais importantes agora com os LLMs dominando a conversa.
Para quem desconfia do hype
Algoritmos de Destruição em Massa, de Cathy O’Neil, é leitura obrigatória para entender como algoritmos podem perpetuar e amplificar desigualdades. Lançado em 2016, segue mais atual do que nunca.
Equipe Humana, de Douglas Rushkoff, é uma reflexão sobre como manter nossa humanidade na era digital.
Empire of AI: Dreams and Nightmares in Sam Altman’s OpenAI conta a história da OpenAI sob Sam Altman, com seus sonhos e pesadelos e causou furor nos podcasts por onde passou. Para quem quer entender os bastidores da empresa que mudou tudo com o ChatGPT.
Supremacy: AI, ChatGPT and the Race That Will Change the World não poupa ninguém na corrida da IA, nem Altman nem Amodei. É uma visão sem filtro da disputa que está acontecendo.
If Anyone Builds It, Everyone Dies, apesar do título alarmista, traz uma discussão séria sobre os riscos existenciais da IA. Para quem leva a sério o debate sobre segurança.
Para quem quer ver na prática
O Cientista e o Executivo mostra como o iFood usou dados e IA para revolucionar seus processos. É um caso brasileiro que vale a pena conhecer.
A Vida Social da Informação é um clássico que continua fazendo sentido para discutir inovações tecnológicas sem esquecer dos aspectos humanos. Indicação do Silvio Meira.
AI Value Creators: Beyond the Generative AI User Mindset é uma colaboração O’Reilly e IBM para quem quer ir além de ser só usuário de IA generativa e entender como criar valor com a tecnologia.
Leading Digital, de George Westerman, tem IA como apenas um dos capítulos, mas é útil para quem está liderando transformação digital.
Tem livro para todo tipo de curiosidade aqui. Se você comprar alguma coisa, agradeço desde já pela confiança (e os centavinhos de comissão).
Cuidem de si, cuidem dos seus. Até a próxima,
crisdias



