Hoje, em vez de “afirmar coisas”, eu quero perguntar uma coisa: vocês têm tempo de pensar? Existe aquele famoso clichê de que o banho é o grande momento de termos ideias porque é onde não temos nem telas, nem interrupções, blablabla. Tá bom, mas então que horas vocês pensam?
Henry Ford parece ter dito: “Pensar é o trabalho mais difícil que existe, e essa é provavelmente a razão pela qual tão poucos se engajam nele”. Mas se vivemos pulando de uma tarefa para outra, ou no "teatro da produtividade" de reuniões de alinhamento, e e-mails “para ficar na mesma página”. Quando vamos “trabalhar de verdade”, dando orgulho pro Ford?
Eu vejo que muito do meu trabalho é pensar. Ler, entender, pensar. Depois transformar isso nos artigos e podcasts que eu crio, ou nos treinamentos e mentorias que dou por aí. (bjomeliga) Estou com um livro de mais de 400 páginas sobre o processo criativo de dezenas de artistas de diversas áreas. No ritmo atual acho que termino em 2040.
E olha que sou auto-empresário, dono do meu próprio tempo. (também quer dizer que não posso colocar a culpa em ninguém, kkkkrying)
Qual a linha do timesheet para fiquei refletindo? E para formei repertório? Só sei que tudo isso é cobrado no desempenho profissional.
Pensar é, como disse Platão, “a conversa da alma consigo mesma”. Se não nos damos tempo para essa conversa, perdemos a oportunidade de realmente entender nossas vidas, nosso ofício e o mundo ao nosso redor.