Bom dia, internet.
Para a próxima rodada do Clube de Cultura em outubro, o plano era mudar de ares e trazer alguma obra brasileira, mas não tem jeito… Vamos ter que falar do novo livro dele, o Yuvão da Massa, Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à inteligência artificial.
Nos últimos 100 mil anos, nós acumulamos um imenso poder. No entanto, mesmo com todas as nossas descobertas e conquistas, estamos diante de uma crise sem precedentes, com um colapso ambiental iminente e desinformação correndo solta. A chegada da era da inteligência artificial também representa um perigo para nós. Afinal, por que somos tão autodestrutivos apesar de tudo o que conquistamos?
Nexus olha para a nossa história e avalia como o fluxo de informações moldou a nós e o mundo onde vivemos. Em uma narrativa que vai desde a Idade da Pedra e passa pela canonização da Bíblia, pelas primeiras caças às bruxas modernas, pelo stalinismo, pelo nazismo e pelo ressurgimento do populismo hoje, Yuval Noah Harari nos convida a examinar a complexa relação entre informação e verdade, burocracia e mitologia, sabedoria e poder. O autor explora como as várias sociedades e sistemas políticos utilizaram informações para atingir seus objetivos – para o bem e para o mal –, assim como as escolhas que precisamos fazer num momento em que a inteligência não humana ameaça a nossa própria existência.
A informação não é a matéria-prima da verdade, tampouco uma mera arma. Nexus explora o meio-termo esperançoso entre esses extremos e redescobre a humanidade que nos une.
É aquele tipo de livro necessário, a grande pauta do momento. Além de um bom contador de histórias, que deixa temas difíceis fáceis de ler, Harari é o que eu chamo de “narrador de centro”. Ele não necessariamente torce contra ou a favor da tecnologia — mas está preocupado. Tudo bem, porque ele nos lembra que durante a história já tivemos outros desafios de ordem estrutural e, bem ou mal, os resolvemos. O que não pode acontecer é “deixar para ver o que acontece”.
— Você tem pensado e escrito sobre IA há vários anos. Tenho a impressão de que você ficou mais, e não menos, preocupado com o rumo que estamos tomando. Estou interpretando corretamente?
— Sim, porque está acelerando. Sabe, quando publiquei Homo Deus em 2016, tudo isso soava como divagações filosóficas abstratas sobre algo que poderia acontecer em gerações ou séculos no futuro. E agora é extremamente urgente.
(Sean Illing e Yuval Harari, The Gray Area)
Porém… Nexus é um livro maior do que estamos acostumados por aqui. “Resista” tem 237 e “Quatro mil semanas” tem 286. Agora vamos encarar uma obra de 500, o que é um desafio: se passarmos semanas demais no livro, é natural acontecer um desinteresse. Se acelerarmos, tentando ler tudo em 1 mês, vai ficar puxado para todo mundo (inclusive para mim).
Por isso vou fazer uma aposta com vocês, de que este é um assunto que queremos trilhar com a atenção que ele merece, sem a correria do “preciso entender tudo em 15 minutos”. O plano é passar 8 semanas lendo e discutindo o livro, 60 páginas por semana, mais ou menos 10 por dia. Neste livro quero seguir com o resumo, mas dar mais atenção à conversa, porque para mim esta é menos uma obra de “verdades e afirmações” e mais um “vamos pensar sobre isso”.
Como sempre acontece aqui, vamos aprendendo pelo caminho. Vou deixar duas entrevistas de Harari com cerumanos que admiro muito… mas antes!
Aprenda a fazer apresentações corporativas que são um espetáculo
No meio de tudo isso, lancei esta semana meu novo curso, o APRESENTASHOW, onde vou pegar todo meu conhecimento em contação de histórias e mostrar como você pode usar no seu trabalho, para vender aquela ideia, mostrar pra chefia os resultados da equipe ou brilhar na palestra corporativa.
Vão ser 3 aulas ao vivo, a gente lá, aprendendo e criando junto. O curso é para todo mundo que quer entender como contar histórias, não importa se você ainda dá aquela travada na página em branco ou se já tem alguma experiência. No ofício da criatividade sempre há algo para se aprender.
O Apresentashow é muito mais do que um “curso de montar PPT”. A primeira lição, spoiler!, é feche o Power Point. Até mesmo o mais banal report de vendas precisa de estrutura narrativa. Vamos aprender como descobrir a sua, amarrar a história e, aí sim, passar para a construção de slides, com técnicas especiais para quem não é designer (meu caso). Finalmente vamos falar da entrega em si, expressão corporal e oratória, em apresentações presenciais ou virtuais.
Cola lá no site para saber mais e aproveitar o desconto por tempo limitado e a oportunidade de ter uma mentoria individual comigo.
Nos vemos no Clube
2024 está sendo um ano incrível para mim, muito por conta disto aqui que você está olhando neste momento: a comunidade Boa Noite Internet em forma de podcast, newsletter, clube, curso… Obrigado por vir nesta comigo.
Lembrando que o Clube de Cultura do Boa Noite Internet é um benefício exclusivo para apoiadores, então se você ainda não entrou nessa nunca houve um melhor momento.
Para quem quiser se aquecer com Nexus, deixo duas entrevistas de Harari com pessoas incríveis, incluindo meu ídolo e podcaster favorito, Sean Illing.
Até a próxima
crisdias
O notícia que eu mais estava esperando e nem sabia!! Comecei a ler e vai ser incrível acompanhar com você, além de me ajudar a parar de procrastinar 🩵
Estava em busca da próxima leitura, você me ajudou a decidir 😅 vamos nessa!