O que você faria se tivesse seus dias contados?
Estou surtado com “Clair Obscur: Expedition 33”.
Semana passada saiu o jogo Clair Obscur: Expedition 33, do novato estúdio francês Sandfall Interactive. O jogo é lindo, a mecânica estilo Final Fantasy é boa para quem não é do tipo que tem reflexos rápidos como eu. Mas o que me pegou mesmo foi o fenômeno do “Gommage”.
Sessenta e sete anos antes do começo da história, aparece sobre Paris uma criatura sobrenatural chamada A Artífice (Peintresse, pintora, no original em francês) causando destruição e mudanças nas leis da física — ou, pelo menos, é o que entendemos pela história. O jogo é daqueles que respeita a inteligência de quem joga e não fica explicando nada. Parte da diversão é ir descobrindo como chegamos ali.
A parte mais importante da chegada da Artífice é que ela pinta um número gigante em um monólito no horizonte. Todas as pessoas mais velhas do que aquele valor são apagadas da existência — “gomme” em francês é “borracha” e “gommage” é normalmente usado para falar de esfoliantes em rotinas de skin care. Todo ano, no mesmo dia, acontece um novo gommage e, por isso, a cidade (agora chamada Lumiére) prepara um grande evento onde rosas são usadas como símbolo de despedida.
O prólogo acontece no dia do gommage que vai apagar as pessoas com 33 anos e me pegou demais.
O que aconteceria se você soubesse que seus dias estão contados?
Alguns escolhem passar o tempo perto de quem amam — mas até isso é um problema, porque seguimos sendo humanos, incapazes de nos entender e falar dos nossos sentimentos. Outros partem nas tais expedições do título, tentando quebrar a maldição antes que seja a vez do seu gommage.
Como é uma sociedade com os dias contados? Em alguns anos, nem as crianças vão ser poupadas. É possível ter esperança sem futuro?
Pode ser viés meu, mas achei que o jogo também fala de etarismo. De como as pessoas em seu último ano são vistas por todos como “já passaram do seu tempo”, não precisam (nem deveriam) fazer nada, já que estão perto do fim. E também como muitos tentam fingir que eles não existem, já que são uma lembrança de que a vez de todo mundo, eventualmente, vai chegar. São pessoas de 32 anos chamadas de velhote, que dizem “no meu tempo é que era bom”, se vendo responsáveis pelos mais novos sem nem conseguir entender sua própria vida.
Fora que o jogo é lindo, um belle epoque punk, com uma trilha sonora que já estou usando como música de fundo para trabalhar.
Mesmo que você não seja do joguinho, mesmo que não tenha um console ou PC de última geração, separe umas horas para acompanhar o jogo pelo YouTube. Ou espere pelo já prometido filme.
Clair Obscur: Expedition 33 está disponível para PC, PS5 e Xbox Series (está no Game Pass) e é totalmente 😘👌🥺😭.
Jogo dos sonhos:
História comovente
Arte linda
Música fenomenal
Exploração bem feita
Combate gostoso
Progressão e customização interessantes
Preço mais em conta (GP R$0)
Comecei a jogar essa semana e também estou obcecado. Que jogo incrível!