O criador ganha forma — somos nossas biografias
Resumo comentado de “Inspiração”, capítulo 5.
Abrace as contradições, pois elas compõem toda a vida: você estará eternamente procurando por si mesmo e buscando maneiras de se perder.
— Kamand Kojouri
Como surgem as pessoas criativas e como elas desenvolvem suas vozes autênticas em meio a mensagens e influências conflitantes de seu ambiente e família?
A criatividade autêntica nasce não do vazio nem da harmonia perfeita, mas do atrito entre forças opostas que atuam em uma pessoa desde cedo. A diferença entre ter habilidades criativas e ser verdadeiramente criativo em entender de que você pode dominar todas as ferramentas, tocar com perfeição técnica, produzir trabalhos elogiados e ainda assim sentir que está traindo algo essencial em si.
Rhiannon Giddens cresceu num caldeirão de contradições na Carolina do Norte. Filha de pai branco e mãe negra que depois se assumiu lésbica, navegava entre mundos que lhe pareciam inconciliáveis. Do lado materno, o trauma da escravidão moldava cada interação familiar. Os avós — a apenas uma geração de distância da escravidão — viviam aterrorizados com a possibilidade de que as netas pudessem “sair da linha”.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Boa Noite Internet para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.