Boa Noite Internet

Boa Noite Internet

Share this post

Boa Noite Internet
Boa Noite Internet
E agora... isso: quando a notícia virou entretenimento fragmentado
Clube de Cultura Boa Noite Internet

E agora... isso: quando a notícia virou entretenimento fragmentado

Resumo comentado, “Amusing ourselves to death”, capítulo 7

Avatar de crisdias
crisdias
jun 20, 2025
∙ Pago
4

Share this post

Boa Noite Internet
Boa Noite Internet
E agora... isso: quando a notícia virou entretenimento fragmentado
Compartilhar
fdeb0958.webp

E agora, para algo completamente diferente…
— Monty Python Flying Circus

Sábado, 24 de junho de 2023. Mônica Teixeira comanda o RJ1, jornal local da Globo. Por volta das 12h30, vemos Edmilson Ávila com ela no estúdio falando sobre famílias de São Gonçalo que ainda vivem em abrigos, quatro meses depois de um temporal que matou quatro pessoas. O repórter se mostra visivelmente indignado com a situação. Fala sobre o aluguel social insuficiente, a burocracia, as casas ainda destruídas. Diz que ligou para a prefeitura mais cedo exigindo explicações.

“A gente vai continuar de olho nessa história cobrando, né”, diz Ávila, claramente afetado pelos acontecimentos.

Mônica agradece: “Muito obrigado pelas informações. Edmilson eu me despeço de você…”

Eles começam a rir. Ávila avisa que vem chegando Ana Cerqueira para a previsão do tempo. Eles fazem uma piada de como Cerqueira e Ávila são altos, que estão sempre na mesma altura. Durante 3 minutos ela fala sobre o primeiro fim de semana de inverno, tempo seco, 31 graus de máxima — Rio de Janeiro, né gente? Informa as praias impróprias para banho e termina animada: “É só aproveitar!”

Se estivesse vivo (e morasse no Rio) Neil Postman apontaria para a TV como naquele meme do Leonardo DiCaprio. Olha lá! Em 1985, quando escreveu Amusing Ourselves to Death, ele usou como título do capítulo uma expressão que captura esta dinâmica: “Now… this”. Em português, “E agora… isto”. A conjunção que não conecta nada com nada. Que separa tudo de tudo. “Tragédia em São Gonçalo. E agora… o clima!”

O “now… this” vai muito além da transição entre notícia de tragédia e previsão do tempo. Quando termina a novela engraçadinha das sete e começa o Jornal Nacional, para depois vermos outra novela — esta mais dramática, mas sempre com um núcleo de comédia — seguida de filme, reality show ou jogo de futebol, estamos vendo histórias apresentadas em compartimentos isolados. Assim, o público é ensinado que uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine Boa Noite Internet para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 crisdias
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar