📙 Divagação mental — Por que fugimos da nossa própria mente criativa?
Resumo comentado de “Inspiração”, capítulo 8.
Se você quer saber onde está seu coração, olhe para onde sua mente vai quando ela divaga.
— Walt Whitman
Como deixar a mente vagar sem foco em uma tarefa específica pode gerar ideias criativas, e por que as pessoas frequentemente se sentem desconfortáveis com essa atividade natural?
Todo mudo inventa histórias antes de dormir, nem que seja de vez em quando. Aos dez anos, Matt Richtel imaginava ganhar quinhentos dólares para gastar em uma hora em uma loja de artigos esportivos. Na adolescência, o roteiro passou a ser ele sozinho defendendo uma cabana contra hordas de inimigos. São histórias que contamos para nós mesmos, quando a mente está livre de julgamentos e medo, naquele momento em que relaxamos antes de pegar no sono.
Esse fluir livre, quase uma viagem em um tapete voador sem destino definido, é mais do que um passatempo mental. Um estudo publicado em 2019 por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Barbara — Shelly L. Gable, Elizabeth A. Hopper e Jonathan Schooler — acompanhou 53 escritores profissionais e 45 físicos durante suas rotinas criativas. Toda noite, cada participante descrevia sua ideia mais criativa do dia e respondia a perguntas sobre o contexto em que ela surgiu.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Boa Noite Internet para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.