Atenção, atenção! [É Sobre Isso #04]
Economia da atenção, cultura do conteúdo e outras paranoias modernas.
Eu sei que você está com mil abas abertas, o grupo da família bombando e um gato tocando piano no TikTok — então, antes de você ir embora, me dá só uns minutinhos da sua atenção! Porque ela, a nossa atenção — essa moeda tão valiosa quanto instável — é o tema deste episódio do É Sobre Isso, o podcast sobre os desafios da comunicação atual que está mais preocupado com fazer perguntas do que com encontrar respostas, uma produção da Ampère e da Beet.
No episódio de hoje, eu, a
, a Catarina Cicarelli e o Gui Pinheiro nos juntamos pra tentar entender o que está acontecendo com a nossa cabeça — e com o mundo — nessa era em que todo mundo briga por um espacinho no nosso foco. A gente fala de bebês chorando, capas de revista gritando, lojas com caixas de som na porta e, claro, algoritmos esfregando o nariz da gente no feed. Vale tudo pelo Ibope.Fomos lá atrás em 1971, onde o Herbert Simon já avisava que a escassez do futuro ia ser atenção. Conversamos sobre a lógica das plataformas, a estética das thumbnails no YouTube (spoiler: caras surpresas e dedos apontando) e até sobre o que a televisão e a Vila Sésamo têm a ver com isso tudo.
Também teve espaço pra desabafos: como a gente, pessoalmente, está lidando com esse déficit coletivo de atenção — e não, ninguém aqui saiu ileso. A Cata, por exemplo, virou fã de doramas coreanos. Eu confessei que tenho planos (sonhar é preciso) de trocar redes sociais pelo meu leitor RSS. O Gui está tentando não dormir no meio dos filmes. Todo mundo se esforçando para não se chicotear, porque se tem uma coisa que aprendemos é que estamos juntos nessa montanha-russa cognitiva.
Esse episódio é sobre conteúdo demais, tempo de menos e sobre como talvez a saída esteja em prestar atenção — de verdade — no que importa pra gente.
Você acompanha o É Sobre Isso no YouTube, no Spotify ou onde quer que você ouça seus podcasts favoritos.